Anterior
Próximo

Consumir é um ato político: 5 razões pra repensar o seu consumo

9 de julho de 2018

Tags: , , , , , , ,

Que todos queremos um mundo melhor e uma sociedade mais justa é fato, mas é importante nos perguntarmos quantos passos damos diariamente nessa direção e o que podemos fazer para chegar nesse “lugar”.Vemos muitas iniciativas caminhando e questionando os padrões hegemônicos. O surgimento de marcas autorais e eventos criativos que dão espaço a essa galera toda é uma evidência nesse sentido, assim como o interesse de muita gente por conhecer essas marcas e espaços.

Mas conhecer não basta, é preciso entender que consumir é uma atitude política e que ao consumir você apoia ideias e iniciativas, seja aonde for. É necessário então pensarmos de quem estamos consumindo. Quem estamos apoiando?O impacto social ao comprar e apoiar o trabalho de produtores criativos é muito maior do que se pensa e vamos listar aqui alguns dos pontos relevantes que evidenciam os benefícios de comprar do pequeno produtor.

 

 Sustentabilidade e comércio justo

Já vimos centenas de relatos, notícias e documentários que nos mostram a crueldade nos processos da produção industrial. Produção em massa significa consumo em massa, o que obviamente faz os preços caírem. Aí num primeiro momento você pode até achar que vale a pena, mas se você olha um pouco mais além você percebe que tem muita coisa por trás dessa “pechincha”.

O preço real está na conta de trabalhadores mal remunerados que vivem em condições mais que precárias ao redor do mundo. Um documentário que fala sobre esse cenário na indústria da moda é o The True Cost, da Netflix! O vídeo abaixo do canal ‘Somos Om’, mostra em 2 min uma reflexão sobre o que estamos financiando quando consumimos.

Ao apoiar e consumir de produtores que criam a partir de ideais de sustentabilidade e comércio justo você está escolhendo o mundo que quer pra si e para os outros.


 

Ajuda a economia local
Apoiar o comércio local é importante para a economia da sua cidade e do seu país, você estará fazendo o dinheiro circular localmente e o impacto disso é enorme! Nesse caso, o preço que você paga é exatamente o que você vê – não há custos escondidos nem condições de injustiça por trás dessas criações.

Existe apenas muito trabalho criativo, carinho e consciência!

Atemporalidade e originalidade
Essas criações são pensadas caso a caso. Não estamos mais aqui na lógica da réplica ou da imitação, quando se trata do que é feito a mão tudo é original e único.

Mantendo a criatividade viva
Criatividade é um patrimônio cultural e cabe a nós investirmos nisso diariamente. Muitas marcas autorais criam suas peças como forma de expressão e arte, e esse é um dos motivos de vermos tanta originalidade nos produtos. Você consome uma criação com muito significado, expressão e criatividade. O vídeo abaixo exemplifica a materialização da expressão de um povo por meio do artesanato no vale do jequitinhonha.

 

Apoie ideias e pessoas
Invista num sonho, apoie uma ideia inspiradora ajude quem faz a mudar o mundo. Os criativos transformam aquilo que amam fazer em uma fonte de renda. Consumir direto de quem faz nos permite investir em sonhos!

Esses são alguns fatores que podem te ajudar a repensar o consumo, não deixe de compartilhar isso e espalhar a palavra! E pra encontrar essas marcas lindas é fácil, tem muita feirinha pra rolando pra você visitar e conhecer, sempre divulgamos esses eventos em nosso insta e calendário de feiras para você conhecer trabalhos realmente inspiradores e ter uma experiência deliciosa.

Além disso vale a pena acompanhar essas marcas de pertinho nas redes sociais, vai lá no nosso Insta e dá uma olhada que tem muita coisa linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.